Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Mojito com Big Apple


Hoje eu tinha um motivo pra comemorar! O blog completou 50 seguidores, e isso me deixou bem animada com o progresso das coisas aqui. :) Como teremos, em breve, dias extremamente quentes, já vim com uma receita bem refrescante.

Aprendi a fazer mojitos com meu amigo Cássio, da faculdade, que no começo do ano decidiu ser o barman de uma festa da turma e preparou o drink pra todo mundo. Eu só adaptei o rum, porque não tinha o branco. Tinha Big Apple, que um amigo deixou aqui em casa e tá na moda em tudo que é canto. Apostei na combinação e deu super certo, então colocarei aqui. :)

Mojito com Big Apple

Ingredientes:
1 ramo de hortelã (cerca de 1 colher (sopa) bem cheia)
Suco de dois limões
1 colher (sopa) de açúcar
2 doses de rum branco (usei Big Apple, rum de maçã)
Meio copo de água com gás (pode ser refrigerante de limão)
Gelo

Modo de fazer:
1. Coloque num copo o suco dos limões, as folhas de hortelã, o açúcar e metade da água.
2. Amasse bem a hortelã, dentro do copo e com os outros ingredientes.
3. Misture o gelo, o rum e o restante da água.

Dicas:
1. Há variações da receita pela internet, mas podem usar essa que não vão se arrepender. Caso goste de bebidas mais fracas, use apenas uma dose de rum e, se precisar, coloque mais açúcar.

domingo, 30 de outubro de 2011

Biscoitos Amanteigados



Se tem uma coisa que eu adoro, essa coisa é receber de algum amigo ou colega uma recomendação de receita. Principalmente se for coisa fácil. Por isso mesmo, fiquei ansiosa pra testar a receita que a Luiza Alana me indicou a receita desse post. Ela encontrou aqui e disse que ficou uma delícia.


No dia seguinte fui fazer e, comparando a minha foto com a do site, vocês já devem perceber que eu deixei passar um pouco (muito) do ponto. O resultado disso foi um potinho de biscoitos um pouco durinhos, mas não menos deliciosos. Caso resolvam fazer, é só deixar um pouco menos no forno e não se deixar distrair pela Internet, como foi o meu caso.

Na foto, coloquei biscoitinhos como os do site, marcados com garfo. Fiz outros sem a marca, só com confeito de estrela em cima. Ficou bonitinho, mas preciso aprimorar antes de colocar aqui.


Biscoitos amanteigados

Ingredientes:
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/4 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de manteiga
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
Manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar
1 colher (sopa) de doce de leite, que coloquei por minha conta

Modo de fazer:
1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma assadeira com a manteiga e a farinha de trigo.
2. Numa tigela, misture todos os ingredientes até ficar uniforme. Embrulhe com filme plástico e leve à geladeira para descansar por 15 minutos.
3. Divida a massa em três porções e faça um rolinho com cada parte. Corte cada rolinho em rodelas de 1cm de espessura.
4. Com um garfo, aperte um pouco cada rodelinha, para fazer uma marca como a da foto.
5. Distribua as rodelas em uma assadeira, deixando uma distância entre os biscoitos.
6. Asse por 25 minutos ou até que os biscoitos fiquem dourados.

Dicas:
1. Quando fiz biscoitos semelhantes há alguns anos, dividi em três partes. Em uma, coloquei amendoim triturado em cima. Em outra, granulado. Na terceira, coco ralado. Dá pra criar alguns sabores assim, ou usando outras essências.

Continue fazendo recomendações, Lu. :)

Até a próxima!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Carne Seca e Mandioquinha Cozida

Voltei! Eu já comentei por aqui, mas não custa repetir. Meus posts vão ter um espacinho maior entre eles nos próximos dias, tô super apertada com faculdade e pesquisa. Eu acabo fazendo muito mais receitas, mas não fotografo tudo e não posto.

Na semana passada, meu pai trouxe um bom pedaço de carne seca de Paraopeba, que ele gosta muito. Me ensinou a preparar do jeito que ele faz pra mim e pros meus irmãos, junto com uma mandioca com um molho de azeite maravilhoso. Sempre que ele faz é garantia de ver todos os filhos empanturrados e ainda pedindo mais. Por que não tentar fazer aqui, não é mesmo? A receita:



Carne Seca


Ingredientes:
700g de carne seca
1 colher (sopa) bem cheia de manteiga

Modo de fazer:
1. Em uma panela de fundo grosso, aqueça a manteiga e coloque a carne por cima.
2. Não coloque água em momento algum. Se achar que a panela está muito seca, coloque mais um pouco de manteiga.
3. Deixe a panela tampada por alguns instantes e retire a carne quando estiver bem dourada.


Mandioquinha Cozida


Ingredientes:
1/2kg de mandioca cortada em pedaços médios
1/4 de xícara (chá) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
1 ramo de salsinha
Cebolinha a gosto
3 dentes de alho
1/2 cebola pequena cortada em pedaços pequenos

Modo de fazer:
1. Cozinhe bastante a mandioca, mas não deixe ficar desmanchando.
2. Corte o alho em pedacinhos e refogue com um pouquinho de azeite em uma frigideira. Misture a cebola e deixe refogar um pouco com o alho.
3. Adicione o restante do azeite e a manteiga.
4. Corte a cebolinha e a salsinha e misture com os outros ingredientes na frigideira.
5. Deixe aquecer mais um pouco e coloque a mandioca na frigideira, misturando por alguns segundos.

Pronto! É só servir os dois com uma farofinha e arroz, almoço maravilhoso. Não reparem nas fotos e nem na apresentação, foi feito às pressas!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Suco de Cagaita e Cerveja de Cereja



Com duas semanas sem posts, eu nem preciso comentar que a coisa ficou apertada. A pesquisa/monografia está extremamente atrasada e eu tenho dedicado boa parte do meu tempo a isso.

Falando sobre o que interessa, semana passada meu pai voltou da fazenda trazendo aquelas coisas orgânicas que, saindo de lá, são mil vezes melhores do que compradas no supermercado. Dessa vez trouxe mel (de uma fazenda próxima), chuchu (só pra minha vó, porque eu não como), ovos (com direito a ovos de casca azul!), tamarindo e cagaita.

Não tirei foto do tamarindo, mas acredito que seja mais conhecido. É uma frutinha marrom que dá dentro de uma casca seca, com um sabor bem azedo. A cagaita é menos conhecida, e está na foto que abre o post. É uma frutinha do cerrado bem azedinha também. Tem um pé próximo à porteira da fazenda, e eu e meus irmãos sempre pedíamos pro meu pai parar o carro lá perto antes de ir embora. Ele parava e a gente comia um bocado, até não achar mais nenhuma que prestasse. Infelizmente, elas aparecem por pouco tempo. Começa a chover, o pé enche, elas amadurecem a caem todas. Depois, só no outro ano...

O bom é que dá pra comer em qualquer estágio: verde, de vez ou muito madura. Quanto mais madura, mais suculenta fica, arrebenta fácil e faz uma bagunça danada. Mas não tem problema, continua uma maravilha. :) Preciso ver se tem mais pra tentar fazer um sorvete.


Suco de Cagaita

Ingredientes:
2 xícaras de cagaita, sem semente
100ml de água gelada
3 cubos de gelo

Modo de fazer:
1. Bata todos os ingredientes no liquidificador (minhas cagaitas já estavam geladas). Eu não coei e nem adocei, mas acho que vocês vão preferir com um pouco de açúcar ou adoçante.

Pra completar o post, mais um presente que ganhei. Meu amigo Souza (ele acabou de voltar com o blog dele. Conselho: não deixem de visitar e me ajudem a incentivar o menino a continuar) trouxe do Rio uma garrafa de uma cerveja belga de cereja. Diferente, não é? Eu não sou uma grande amante da cerveja, mas até gostei bastante dessa.


É fraca e doce, e tem uma cor liiiinda (não que isso influencie no gosto, mas eu fiquei maravilhada). Pena que não dê pra ver muito bem na foto, que teve que ser tirada às pressas. O sabor, como eu disse, é bem doce e meio artificial, parece que colocaram aquelas caldas de cereja na cerveja. Mas quem disse que achei ruim? :P Só precisava estar um pouco mais gelada, mas estávamos com certa pressa pra provar!

Adorei o presente, obrigada!

Tentarei demorar menos para o próximo post. Até lá!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Bolo de Uva ou como fazer uma criança feliz.




No próximo mês, uma das minhas irmãs fará 18 anos. Estava na casa delas (minhas três irmãs) semana passada e, falando sobre aniversário e sobre bolo - ela me pediu para fazer um na data -, eis que a irmã menor, com três anos, resolve que quer um bolo também. Mas o bolo dela tinha que ser bolo de uva! Eu nunca tinha visto um bolo de uva antes, pelo menos não que eu me lembrasse. Na esperança que ela fosse esquecer, confirmei que faria. Dois dias depois, com a cabeça looonge de bolos e afins, recebo uma ligação da pequena.


"Cecela, o papai tá terminando de almoçar e depois que ele terminar eu posso ir aí pra gente fazer bolo de uva? Eu posso ficar aí hoje?"

Por um momento, encarei a pilha de coisas que tinha pra fazer. Não demorei nem meio segundo pra desistir de tudo e falar que poderia vir. Afinal, não vou ter uma irmã com três anos pra sempre, preciso aproveitar bastante. Mas... Como fazer um bolo de uva?? Foi aí que me lembrei daquele maravilhoso bolo com vinagre, neutro, que aqui já virou bolo formigueiro, bolo de maracujá e bolo arco-íris. Por que não de uva? Como eu já comentei antes, pra mudar o sabor é só trocar a água por um suco! Só não pode colocar leite, OK? Porque talha com o vinagre. Assim, a receita, além de versátil, ainda é boa pra quem é intolerante à lactose.

Bolo de Uva

Ingredientes:
4 ovos


1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de água
1 1/2 xícara de açúcar (só usei 1)
2 colheres (sopa) de vinagre (não use o de arroz)
2 xícaras de farinha de trigo

1 1/2 colher (sopa) de fermento em pó


Modo de fazer:
1. Bata os ingredientes líquidos no liquidificador. Acrescente aos poucos o açúcar e a farinha.
2. Coloque em uma forma untada e leve ao forno para assar.



Mas, na verdade, não foi tão simples assim. Minha irmã de 14 anos veio junto, e ela queria cupcakes. A pequena queria um bolo enorme. Pra agradar a todas, fiz 6 cupcakes, um bolo numa forma de furo no meio pequena que tenho, e o restante da massa coloquei em uma forma média.

Os cupcakes recheei com geleia de amora (os que estão com um "pontinho" em cima) e Chandelle, porque estava com preguiça de fazer algo pra usar com bico pra cobrir, como brigadeiro.



O da forma média ficou com gotas de chocolate (não tenho fotos), e o da forma menor ganhou as gotas e uvas verdes inteiras. Como o sabor de uva praticamente não apareceu, esse com uvas na massa foi o meu preferido! Elas deixaram o bolo bem molhado. É o mesmo que aparece na primeira foto do post


Vou confessar que, além de ter me deixado atrasada, deu um trabalho danado. A pequena quis ajudar, e eu, obviamente, não ia deixar ela só olhando. Até os ovos foi ela quem quebrou sozinha! Eu só combinei que a gente ia revezar, eu quebraria um e ela o outro, ou então eu teria ficado meia hora só por conta disso. :P Mas aí eu olho pras fotos e, mais uma vez, não penso duas vezes. Faria tudo de novo! Olha só essa carinha de satisfação:



Até a próxima!

Compartilhar!