Páginas

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Suspiros



Lembro-me muito bem do dia em que disse para o meu pai que sabia fazer suspiros, era só ter açúcar e claras. Ele, que sempre gostou de cozinhar (meu maior exemplo na "área"), me incentivou a tentar. Eu devia ter uns 11 anos. Também lembro-me muito bem daquelas borrachas achatadas que saíram do forno. Que decepção! Cadê os suspiros que nem os da padaria? Bom, pelo menos o sabor era uma beleza...

Muitos anos depois, lá fui eu tentar de novo fazer essa coisa maravilhosa. Sou viciada em suspiros e achei esse post no Saboreando a Vida (recomendo!) que definia muito bem minhas frustrações. Eu não era a única pessoa a falhar com suspiros! Resolvi que ia tentar, só faltava comprar o açúcar de confeiteiro. O meu tinha acabado há séculos, quando minha vó achou que era açúcar comum e tacou no açucareiro pra adoçar café.

Testei e... SUCESSO! :D E, de quebra, aprendi a dar valor às pessoas que trabalham com confeitaria, porque olha, depois de DUZENTOS suspirinhos (sim, rendeu isso tudo!), eu não aguentava mais ver aquele bico de confeitar.

A consistência ficou ótima, mas resolvi colorir metade de lilás e fiquei com a impressão que deu diferença no gosto... Vou levar amanhã pra faculdade e descobrir a opinião das pessoas. :P

Antes da receita, gostaria de mostrar dois presentinhos que ganhei recentemente. O primeiro é um conjunto de colheres que ganhei do meu amigo e ex-professor Fernando Santana. São excelentes pra medir, gente! Tem até a colher de "1 pitada"! Puro amor, dá até dó de usar!


O segundo foi um saquinho de chá que ganhei de dois delegados meus em um modelo, simulando a Liga das Nações. A dupla representava o Reino Unido e levava chá em todas as sessões. Gracinhas!


Agora... à receita!

Suspiros


Ingredientes:
4 claras
2 e 1/2 xícaras de açúcar de confeiteiro
Suco de meio limão

Modo de fazer:
1. Unte e enfarinhe um tabuleiro grande (rende bastante!) ou forre com papel manteiga.
2. Ligue o forno em uma temperatura baixa (100ºC) e deixe uma colher de pau na porta para manter uma abertura (a temperatura mínima indicada do meu forno é 160ºC e eu não tenho termômetro. Deixei a colher o tempo todo!).
3. Bata as claras até que espume e vá acrescentando o açúcar bem devagar, em pequenas porções.
4. Quando estiver densa, brilhante e formando picos firmes ao levantar o batedor, coloque no saco de confeitar e vá fazendo as bolinhas. Atenção: essa parte é chata, haha. Fiz miniaturas, então foram 200 bolinhas, como eu disse.
5. Deixe no forno bem baixo até assar e ficar sequinho por dentro. Mas pode ir tomar banho, ver jornal, fazer outra receita... Demora! Os meus ficaram mais de 1h30 no forno, mas é normal.
6. Retire do forno e parta para a alegria!

Dicas:
1. Dá pra colorir! Eu tingi uma parte de lilás, mas achei que a cor ficou feia. Recomendo rosa, sempre fica legal.
2. Amanhã isso vai virar um merengue de morangos. Aguardem!
3. Coloquem gotinhas de chocolate no tabuleiro e façam o suspiro por cima. É bem simples e o chocolate dá um toque legal. Infelizmente, não lembro onde vi essa ideia, só lembro que foi nos últimos dias... Fica assim, ó:
(Atualização! vi a ideia do chocolate aqui! Um dos meus blogs preferidos. Obrigada por me lembrarem! :P)


Tenham uma ótima semana. :)

11 comentários:

  1. Esqueci de comentar de outro presente: a vasilha com formato de boneco de gengibre, que ganhei da minha mãe!

    ResponderExcluir
  2. A gente tem que valorizar muito as pessoas que SABEM cozinhar. Cozinhar, pra mim, é uma arte também, sabe. Qualquer um com uma receita na mão faz um bolo, um doce, uma comidinha trivial. Mas saber cozinhar é utilizar certos segredinhos que deixa essas receitas incomparáveis e com cara de mãe *o* (minha mãe cozinha maravilhosamente bem, ninguém se compara a ela u_u)

    Cela, eu sugiro mais posts assim, com experiência pessoal. É muito legal conhecer essas histórias por trás do seu talento :D

    ResponderExcluir
  3. MEUU DEUUUUUUUUS que delicia!!!!! eu AMO suspiro mas nunca nem pensei em fazer! tem diferença desses e daqueles que parece que fica um "chicletinho" de suspiro dentro? que é meio mastigável assim, nao sei explicar.. haha pq tem uns suspiros que ficam inteiros secos, e derretem na boca, e tem uns q além da parte seca, tem uma partezinha dentro que parece uma gominha quando vc come e é MUITO gostoso @_@ ficaram lindos, cela <3

    ResponderExcluir
  4. Cela, achei tudo lindo e tava com uma cara boa a beça hummmm!!! eu vi a dica que você falou no blog dos Doces Abobrinhas. Veja lá: http://docesabobrinhas.com/2011/09/sugar-friends/ bjocas

    ResponderExcluir
  5. A menina é bonita, sabe cozinhar e é cruzeirense. Okay, como faz pra casar com você? Hahahahhaha

    ResponderExcluir
  6. Oi Cela,
    Que lindo seu blog! Já estou lhe seguindo.Adorei as receitas.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  7. Oie ja almocou hj??? Rs!!! Acho q foi nas abobrinhas q vc viu... Que delicia q vc testou , parecem ter ficado otemoooossss
    Bjnhos de supiro!!
    Roberta
    www.docesabobrinhas.com

    ResponderExcluir
  8. Érika, muito obrigada pelo comentário! Vou ver se conto um pouco mais de como eu fui começar a gostar de cozinha nos próximos posts. :)

    Thali, eu também adoro essa meiuca meio mole e grudentinha! Hahaha; Se deixar assar menos, eles ficam assim por dentro! Mas eu deixei eles ficarem bem sequinhos, porque queria que nem os que eu comprava. :P

    Dinda e Roberta, foi lá mesmo que eu vi! E foi UM DIA ANTES do meu post, dá pra acreditar? Santa lerdeza...

    Fellipe, hahaha, muito obrigada pelo carinho! :D

    ResponderExcluir
  9. OI querida, primeiro, quero te agradecer o carinho das palavras num momento tão delicado!
    Suspiros ... amoooooo suspiros! Me lembra tanto a infância. Na minha casa trabalhava uma senhora que fazia pra mim e que delícia que era!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Nunca tentei fazer suspiros Cela! Vou tentar depois, esses devem ter ficados deliciosos!
    Não vejo a hora do dia 12 chegar! Ou antes disso da gente definir o cardápio! HAAHAHHA
    Vai render posts para os dois blogs né?

    BEIJO PRIMA,
    SAUUUUU!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Cela!!!
    Me diz onde você encontrou o chá Twinings de laranja!?!? Sou doida pelo de laranja e pelo de tangerina, mas aqui no RJ só encontro o de jasmim e o chá verde...
    Beijins,
    Andrea

    ResponderExcluir

Compartilhar!